viagens...

para registar e partilhar relatos de viagens: as reais e as resultantes das minhas leituras... :)

23 maio 2006

Actualização...

Bem, lá se foi a minha intenção de manter um relato mais ou menos actualizado dos meus passeios literários e não só!
Desde o último post li 12 livros e desloquei-me fisicamente, para fora do país, por 2 vezes!
Vou tentar resumir de forma interessante todas estas viagens.. :)

A infanta e o pintor de Jean-Daniel Baltassat
Viagem ao século XV, onde acompanhamos o pintor Johannes Van Eick numa deslocação ao Reino de Portugal para pintar o retrato da Infanta D. Isabel (filha de D. João I), a pedido do futuro marido, D. Filipe, Duque de Borgonha. D. Isabel teria sido descrita ao duque como bela e ainda virgem apesar de já ter completado 30 anos, pelo que D. Filipe, algo desconfiado, encomenda ao pintor um retrato que o esclareça em todos os aspectos.
Ao longo do livro, aprendemos algumas ténicas interessantes de pintura, incluindo a utilização da camera lucida, e vemos a realidade tal como ela é percepcionada pelos olhos de um pintor.
Apercebemo-nos também do enquadramento histórico da viagem através de ecos do que vai acontecendo em Orleães, pela mão de uma tal Joana D'Arc.

Prosa completa de Woody Allen
Viagem indescritível ao imaginário alucinado de Woody. O livro consiste na compilação dos três livros de textos de humor publicados anteriormente por Woody Allen: Sem penas (Without Feathers), Para acabar de vez com a cultura (Getting Even) e Efeitos secundários (Side Effects).
Uma dose de bom-humor para revitalizar o espírito e retemperar forças.. :)

A pomba de Patrick Süskind
Um pequeno livro (do autor conhecido principalmente pela obra "O perfume") em que acompanhamos o personagem principal ao longo de um dia, na cidade de Paris, em meados do séc. XX.
Ele levou uma vida segura e sem sobressaltos ao longo de 30 anos, refugiado na rotina do trabalho como segurança de um banco e sentindo-se confortável no isolamento e na ausência de interacção com outras pessoas.
Tudo muda neste dia... e é uma simpes pomba que vai despoletar o desequilíbrio e fazer aparecer uma angústia sem resolução aparente.