viagens...

para registar e partilhar relatos de viagens: as reais e as resultantes das minhas leituras... :)

05 janeiro 2007

Cisnes selvagens

Ano novo, novo fôlego? Vamos ver quanto dura... :)

Esta foi a minha primeira leitura de 2007, ou melhor, foi o primeiro livro que terminei de ler em 2007, porque já o vinha a ler há umas semanas... :)

É um livro muito interessante, especialmente pela componente histórica, e em parte também geográfica, que inclui: ao longo do livro percorremos não só todo o séc. XX chinês, testemunhando as inúmeras reviravoltas políticas com as consequentes transformações socio-culturais que o país sofreu, como ainda temos um vislumbre da variedade paisagística chinesa, desde a Manchúria até às montanhas fronteiras ao Tibete, passando pela Grande Muralha, pelo rio Yangtzé com as suas famosas gargantas, pelas planícies alagadas dos arrozais e por campos do mais variado grau de fertilidade, desde altamente produtivos a quase desérticos.
A par de tudo isto, acompanhamos a saga da família da autora, em particular das três gerações que compreendem a sua própria, a da sua mãe e a da avó. Com a avó assistimos ao período a seguir ao último imperador, com as lutas entre os senhores da guerra, seguido da unificação da China por Chang Kai-Chek (Kuomintang) e da invasão da Manchúria pelos japoneses. Depois da derrota do Japão na 2ª Guerra Mundial segue-se uma guerra civil entre os do Kuomintang e os comunistas (a mãe desempenha um papel activo na resistência clandestina comunista). O longo período em que Mao Zedong governa os destinos da nação passa por diversas fases das quais a mais marcante é a da Revolução Cultural (testemunhada já pela própria autora).
Sem dúvida uma leitura muito enriquecedora e a recomendar!