viagens...

para registar e partilhar relatos de viagens: as reais e as resultantes das minhas leituras... :)

26 janeiro 2007

O livro das ilusões...

... de Paul Auster.

«Toda a gente pensava que ele estava morto. Em 1988, quando saiu o meu livro sobre os seus filmes, quase sessenta anos haviam passado sem que Hector Mann tivesse dado o menor sinal de vida. Tirando uma meia dúzia de historiadores e entusiastas de fitas antigas, poucas pessoas pareciam saber que ele alguma vez existira.»

Assim começa esta viagem de 270 páginas. Em primeiro plano testemunhamos alguns anos da vida de David Zimmer, o narrador, um (ex-)professor de literatura que, após a morte da mulher e dos filhos num acidente de avião, entra num abismo depressivo temperado a álcool. Depois, temos a história de Hector Mann, um actor do cinema mudo, desaparecido, supostamente morto, desde 1929. Ele vai desempenhar um papel na reabilitação e no encontro de um novo rumo, por parte do narrador, e a sua história é o fio condutor de todo o livro. Em terceiro plano, são-nos ainda dados a ver vários filmes de Hector Mann.

Dos livros de Paul Auster que já li (para além deste, A Trilogia de Nova Iorque, Timbuktu, O Caderno Vermelho e The Music of Chance) este é, sem dúvida, o meu favorito!